Sobre Nós

História e Missão da Associação Independente de Osteopatas

A Associação Independente de Osteopatas surgiu como uma continuidade natural daquele que foi o espírito de grupo dos Osteopatas que organizaram a manifestação “pela isenção do IVA nas TNC” a de 1 de Junho de 2016 e que se tornou histórica porque 6 meses mais tarde essa luta viria a ser ganha e justiça reposta na tributação aos serviços de saúde por Osteopatas.

Com a vontade de união profissional e do ainda recente sabor de vitória de um trabalho de equipa, expandiu-se o desejo de continuar a lutar pela Osteopatia na defesa dos interesses dos profissionais e estudantes, mas também pelo progresso, evolução e sedimentação desta profissão no panorama nacional.

A AIO surge no início de 2017 acompanhando a mudança de paradigma recente com a abertura de licenciaturas em Osteopatia, um claro aumento da expressão da profissão na sociedade Portuguesa e uma crescente investigação científica, para a Osteopatia, em Portugal.

Esta associação define-se pelos interesses dos profissionais e estudantes de Osteopatia e claro, também do público que recorre a esta Medicina aliada da convencional. A AIO revê-se em uma uma classe unida no seu propósito, sempre com a ambição de também poder contribuir para o desenvolvimento contínuo e regalias profissionais, delineando estratégias, estabelecendo parcerias e participando na Osteopatia que queremos no futuro.

Os corpos sociais são compostos por Osteopatas com um passado académico em Osteopatia que passa pelo ensino Português, Inglês e Espanhol. Para além de Osteopatas alguns dos membros são também Enfermeiros, Fisioterapeutas e outras varias profissões. Temos, nos nossos órgãos sociais, membros que representam a expressão da profissão em todo o país, do Minho ao Algarve.

Contamos com elementos que estão ligados ao ensino pré-graduado nas licenciaturas de Osteopatia, a fazer doutoramento e a participar em investigação científica para enriquecer a profissão. A AIO assume-se independente, sem nenhuma filiação com instituições de ensino ou qualquer compromisso que possa representar um conflito de interesses. A riqueza da AIO é a sua pluralidade, a sua independência e experiência académica e profissional dos corpos sociais.

2016
Junho
Manifestação pela isenção do IVA nas TNC

Grupo de osteopatas organiza a manifestação. Neste grupo integram membros fundadores da AIO. 

6 meses mais tarde a reivindicação acaba por ser ganha e cai por terra a tributação. 

2017
Início
Fundação da AIO

O grupo de Osteopatas organiza-se e a AIO - Associação Independente de Osteopatas é fundada

2017
Abril
Manifestação pelas Cédulas Profissionais

É organizada mais uma Manifestação pelas Cédulas Profissionais. É entregue uma petição que para que estas sejam regulamentadas

2018
Abril
Carta mais participação em saúde

A AIO é um dos signatários da carta para proposta de projeto-lei da carta mais participação em saúde. 

A Osteopatia é primeira profissão não convencional a participar ativamente nas Políticas da Saúde em Portugal

2018
Abril
Reunião com Grupos Parlamentares

Em 2018 são a AIO é ouvida pelos grupos parlamentares e é apresentada uma  2ª Petição para a finalização do processo de Regulamentação

Desde 2019
Apoio aos Osteopatas

Desde 2018 que são disponibilizados serviços para os associados da AIO, como Apoio Jurídico, Formações e Eventos.

Ainda não é sócio?

Direção

Presidente

Sofia Caeiro

Vice-Presidente

Carlos Martins

Tesoureiro

José Ribeiro

1º Secretário

Rui Pedro Pereira

Vogal

Sofia Soares

Vogal

Eduardo Silva

Vogal

Joana Santos-Novo

Vogal

Marilia Sequeira

Assembleia Geral

Presidente Assembleia Geral

João Semeão

1º Secretário

Alexandre Nunes

2º Secretário

Ricardo Pereira

Conselho Fiscal

Presidente Conselho Fiscal

Luísa Rocha

Vogal

Paulo Carvalho

Vogal

Márcio Nunes